Inicío


Por em 26 de July de 2023



PROJETO PARA A REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS

a) TÍTULO DO PROJETO: II Simpósio Internacional On-Line do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal-PPGCA/UEMA

Tema: Saúde única: desafios contemporâneos em um mundo globalizado

b) DADOS DO PROPONENTE

Nome completo: Andréa Pereira da Costa

Formação: Médica Veterinária 

Titulação: Doutora em Ciências – USP-SP

Instituição onde atua: Universidade Estadual Do Maranhão/Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal / UEMA

Cargo: Professora Adjunto II (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal)

Contato: Fone: (98) 99191-1228, Email: andrea.costa@professor.uema.br

c) ABRANGÊNCIA E MODALIDADE: Abrangência Internacional e Modalidade virtual

d) JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA:

Para a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), o termo Saúde Única se refere a interdependência da saúde humana, saúde animal e a saúde dos ecossistemas (OIE, 2017). Esse conceito remete a estratégias interdisciplinares e integrativas de promoção à saúde, em que a saúde humana, saúde animal (animais domésticos e de vida selvagem) são interdependentes e vinculadas à saúde dos ecossistemas (Lerner e Berg, 2015).

O crescimento das populações humanas e animais, a ocupação humana, a modificação dos ecossistemas, as alterações climáticas, dentre outros fatores, alteram a dinâmica dos vetores e o contato com reservatórios animais. Além disso, a globalização permite a movimentação rápida de pessoas, animais, plantas e produtos agropecuários

entre países e continentes (Mwangi et al., 2016). Este cenário complexo, favorece a emergência e reemergência de zoonoses (Wood et al., 2014), fazendo com que o tema Saúde-única seja extensivamente debatido, por profissionais de diferente áreas, principalmente pela medicina veterinária, devido ao seu contexto de inserção transversal no contexto da segurança alimentar, integridade dos ecossistemas, ocupação humana, biodiversidade e vínculo humano-animal.

Esses debates têm a finalidade de construir políticas de combate a grandes crises mundiais associadas a doenças zoonóticas emergentes, segurança alimentar e mudanças de ecossistemas que podem levar a pandemias ou mortalidade (humana ou animal) (Gibbs, 2014).

Dentro desse contexto o Programa de pós-graduação em Ciência Animal-PPGCA/UEMA apresenta a proposta de mais um evento de caráter científico e técnico na área da saúde, educação e meio ambiente. A ideia é reunirmos estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros para a interação e troca de experiências, a fim de debater e repensar o elo indissociável entre a Saúde Animal, Humana e Ambiental, passando pela discussão sobre os riscos de emergências de doenças, conservação e preservação da fauna silvestre e ferramentas de trabalho integrado, para promover o intercâmbio de atualizações do conhecimento entre as comunidades acadêmica e científica de diferentes áreas, instituições de ensino, resultando em enriquecimento técnico, científico e pessoal.

O II Simpósio Internacional On-Line do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal-PPGCA/UEMA- traz a Temática:  Saúde única: desafios contemporâneos em um mundo globalizado. Esse tema é de grande relevância, principalmente dentro do contexto do crescimento das emergências sanitárias que se tem observado mundialmente. A profunda interconexão existente entre saúde humana, animal e ambiental, assim como a necessidade de tratar seus desafios e possíveis soluções de forma integrada, deu origem ao tema desse evento que une saúde única, saúde global e saúde planetária.

A principal característica do evento é a Interdisciplinaridade e para isso vamos criar mecanismos de discussão sobre a saúde humana, animal e meio ambiente durante todo o evento. Os trabalhos a serem submetidos seguem as áreas temáticas do Simpósio

e não apenas das palestras criando um ambiente de amplo conhecimento científico. O ambiente virtual proporcionará a reunião de diversas regiões do País e fora dele, ferramenta que tem nos proporcionado reuniões nos mais diferentes lugares do mundo.

O evento será 100% virtual, com transmissão ao vivo, gratuito, com certificação e participação de palestrantes nacionais e internacionais. Objetiva-se ampliar o debate sobre os desafios contemporâneos da saúde única em um mundo globalizado, promovendo o aprendizado, a pesquisa e explorando o conhecimento nas variadas subáreas dentro da temática de saúde única, justificando assim a realização evento.

e) HISTÓRICO: O I Simpósio Internacional On-line do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal- PPGCA/UEMA, foi presidido pela coordenadora do PPGCA, Andréa Pereira da Costa e organizado junto com os discentes e docentes do PPG, teve como tema central “O elo indissociável entre a Saúde Animal, Humana e Ambiental” e a finalidade de debater e repensar o elo indissociável entre a Saúde Animal, Humana e Ambiental, passando pela discussão sobre os riscos de emergências de doenças, conservação e preservação da fauna silvestre e ferramentas de trabalho integrado, a fim de promover o intercâmbio de atualizações do conhecimento entre as comunidades acadêmica e científica de diferentes áreas, instituições de ensino, resultando em enriquecimento técnico, científico e pessoal. Teve como público-alvo estudantes de Graduação e Pós-graduação em Medicina Veterinária, bem como das áreas de Saúde, Biológicas e Agrárias. O evento foi transmitido pela plataforma YOUTUBE, no canal da UEMANET (https://www.youtube.com/watch?v=Q0g9QIFf7Ek&t=439s). Nesse simpósio foram envolvidos temas e docentes das duas áreas de pesquisas do PPGCA, além de palestrantes da Colômbia, República Tcheca, Estados Unidos e Japão: Palestra Magna – Dr. Jesus Cortez (Colômbia); Palestra: Dra. Markéta Nováková (República Tcheca); Dra.Christina Pettan-Brewer (Estados Unidos); Dr. Tiago Lopes (Japão); Steve Dumler Estados Unidos). O evento contou 1500 participantes do Peru, Colômbia, Estados Unidos, Chile, Argentina e Brasil – (Link de inscrição para o Simpósio: https://doity.com.br/i-simposio-internacional-ppgcauema). Foram apresentados 106 trabalhos.

f) EQUIPE ORGANIZADORA/EXECUTORA:

Andréa Pereira da Costa – Instituição: Universidade Estadual do Maranhão, Titulação: Doutora em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses, Link do currículo Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/9060175466064691, Função: coordenadora da proposta submetida ao Edital FAPEMA N°23/2022- APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E/OU DE INOVAÇÃO e responsável pela organização geral do evento.

Rita de Maria Seabra Nogueira – Instituição: Universidade Estadual do Maranhão, Titulação: Doutora em Biologia Parasitária, Link do currículo Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/1903495108212915, Função: responsável pela interação da comissão organizadora/executora com o comitê científico do evento.

Ana Lúcia Abreu Silva – Instituição: Universidade Estadual do Maranhão, Titulação: Doutora em Biologia Parasitária, Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8288733951324759, Função: responsável pela interação da comissão organizadora/executora com o comitê científico do evento.

Helder de Moraes Pereira – Instituição: Universidade Estadual do Maranhão, Titulação: Doutor em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2950410118008483, Função: contato acompanhamento da plataforma on-line do evento.

Francisco Borges Costa – Instituição: Universidade Estadual do Maranhão, Titulação: Doutor em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses, Link do currículo Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/2174150271185994, Função: Função: contato com os palestrantes.

Thaliane França Costa – Instituição: Universidade Estadual do Maranhão, Titulação: Mestre em Ciência Animal, Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9270510490650123, Função: responsável pela divulgação do evento nas mídias digitais.

g) COMITÊ CIENTÍFICO:

Dra. Alcina Vieira de Carvalho-Neta-Link do currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/9948541592600727

Dr. Tiago Barbalho Lima-Link do currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/0430028065002989

Dra. Juliana Trindade Bezerra-Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6550540890812922

Felipe de Jesus Moraes Júnior – Instituição: Universidade Estadual do Maranhão, Titulação: Doutor em Zootecnia Tropical, Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8267317126653577.

Adriana Raquel de Almeida da Anunciação – Instituição: Universidade Estadual do Maranhão, Titulação: Doutora em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6941476243874812

Helen Silva Ribeiro – Instituição: Universidade Estadual do Maranhão, Titulação: Doutora em Parasitologia, Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8140176930179017

Renata Mondego de Oliveira – Instituição: Universidade Estadual do Maranhão, Titulação: Doutora em Biotecnologia, Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8389094419884160

Higor da Silva Ferreira – Instituição: Universidade Estadual do Maranhão, Titulação: Doutor em Ciências Veterinárias, Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4032826395840574

Fernando Almeida de Souza – Instituição: Universidade Estadual do Maranhão, Titulação: Doutor em Biologia Celular e Molecular, Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4432122198480808

Gabriel Xavier Silva – Instituição: Universidade Estadual do Maranhão, Titulação: Doutor em Biotecnologia, Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1919193812238931

Gisele Cutrim de Oliveira Santos – Instituição: Universidade Estadual do Maranhão, Titulação: Doutora em Biotecnologia, Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1244895533719807

Danielle Jordany Barros Coutinho – Instituição: Universidade Estadual do Maranhão, Titulação: Mestrado em Ciência Animal, Link do currículo Lattes:

Elka Machado Ferreira- Instituição: Universidade Estadual do Maranhão, Titulação:

Doutorado em Ciências Veterinárias. Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9425029404862685

h) PÚBLICO- ALVO: Estudantes de Graduação e Pós-graduação nas áreas de Medicina Veterinária, Saúde, Biológicas e Agrárias.

i) FORMA DE INSCRIÇÃO: As inscrições serão realizadas de forma gratuita na Plataforma on-line contratada especificamente para o evento.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 01/09/2023-15/10/2023

j) SUBMISSÃO DE TRABALHOS: No site do evento estarão disponíveis as instruções para a formatação dos resumos simples a serem submetidos ao evento, constando ainda a data de limite para submissão. Serão aprovados 100 resumos. Os resumos submetidos serão avaliados pelo Comitê Científico do evento, que após aprovação serão incluídos no livro de resumos do evento, que ficará disponibilizado de forma on-line. O Comitê Científico fará a seleção dos 10 melhores trabalhos submetidos e aprovados para apresentação oral na forma de comunicação oral.

 

PERÍODO DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS: 01/09/2023-30/09/2023.

DATA LIMITE PARA CORREÇÃO DOS RESUMOS: 31/10/2023

DATA LIMITE PARA FEEDBACK DAS CORREÇÕES: 10/11/2023

k) PROGRAMAÇÃO PRÉVIA DETALHADA

28 de novembro de 2023

Abertura: 9:15h

Palestra Magna- 9:30h –10:30h PhD. Tokiko Watanabe, Research Institute for Microbial Diseases, Osaka University – Japão (Mediador Dr. Francisco Borges).

Tema: Infuenza at the animal-human interface

Palestra 1- 14h-15h – PhD. Susan Lamore Flórida Atlantic University, Aquatic Animal Health Laboratory – Estados Unidos (Mediador: Dra. Alcina Vieira de Carvalho Neta)

Tema: Disease prevention and how the aquatic environment affects the prevalence and intensity of diseases.

Palestra 2- 15:30h-16:30h PhD. Gilberto Sales Gazeta, Fundação Oswaldo Cruz/Instituto Oswaldo Cruz, Coordenador do Serviço de Referência Nacional em Vetores das Riquetsioses do Instituto Oswaldo Cruz / Fiocruz (Mediador: Dra. Andréa Pereira da Costa)

Tema: XXXXXXXX

29 de novembro de 2023

Palestra 1- 9:30h –10:30h -PhD. Jesús Alfredo Córtes Vecino – Universidad Nacional de Colombia- Colômbia (Mediador: docente do PPGCA)

Tema: Parásitos zoonóticos: su importância em la salud única.

 

Palestra 2- 10:45h-11:45h- Dr. Tiago Lopes (Mediador: Francisco-Professor PPGCA) –

Tema:

Palestra 1-14-15h – PhD. Ryan Rego Ph.D., Institute of Parasitology, AVCR,

Biology Centre – República Tcheca – (Mediador: Rita de Maria Seabra Nogueira)

Tema:

Palestra 2-15:30h-16:30h – PhD. Hugo Mantilla-Meluk, Universidad del Quindio, Director Centro de Estudios de Alta Montaña – Colômbia (Mediador: Maira Claudene Barros)

Tema: ”

30 de novembro de 2023

Palestra 1- 9:30h-11:30h – Comunicação oral

Encerramento- 11:35h- Vídeo de agradecimento da coordenadora do PPGCA

l) ESTRUTURA PREVISTA: Plataforma on-line a ser contratada específica para o evento onde constará todas as informações relativas ao evento: programação, links de acesso para inscrição e submissão de resumos, comissão organizadora/executora, comissão científica, certificados e anais.

m) RESULTADOS ESPERADOS:

– Fortalecer o intercâmbio entre professores, estudantes e pesquisadores das áreas de Agrárias, Biológicas e Saúde dentro de um contexto interdisciplinar com uma ampla difusão da visibilidade do PPGCA/UEMA em nível nacional e internacional.

– Possibilitar futuros projetos em parceria nacional e internacional com os pesquisadores/palestrantes participantes do evento.

– Possibilitar a realização de estágio de pós-doutoramento nos laboratórios dos pesquisadores/palestrantes participantes do evento.

– Possibilitar a realização de estágio de pós-graduandos do PPGCA nos laboratórios dos pesquisadores/palestrantes participantes do evento.

n) REFERÊNCIAS:

LERNER, H., BERG, C. The concept of health in One Health and some practical implications for research and education: what is One Health? Infection ecology & epidemiology, v.5, n.1, 25300, 2015.

OIE – WORLD ORGANISATION FOR ANIMAL HEALTH. 2017. Disponível em:<http://www.oie.int/en/for-the-media/onehealth/>. Acesso em: julho de 2020.

MWANGI, W., DE FIGUEIREDO, P., CRISCITIELLO, M. F. One Health: Addressing Global Challenges at the Nexus of Human, Animal, and Environmental Health. PLoS Pathog, v. 12, n. 9, p. 1553-7366, 2016.

WOOD, C. L. et al. Does biodiversity protect humans against infectious disease? Ecology, v. 95, n. 4, p. 817-832, 2014.



Últimas Postagens